top of page
  • citebonline

TBT TDC/ Pesquisadores CITeB participaram de trilhas

Atualizado: 30 de jun. de 2023


Para quem não conhece, a TDC (#TheDevCon) é uma conferência voltada para desenvolvedores, analistas, testers , outros profissionais como lideres de equipe e curiosos da área de programação. Durante o TDC edição Innovation, que ocorreu em Floripa nos dias 14,15 e 16 de junho, os pesquisadores do CITeB Osvaldo Terashita e Adriano Chiesa participaram de algumas trilhas e compartilharam um pouco do que foi esse evento.


Osvaldo Terashita

Osvaldo explica que na The Developers Conference é destinada a desenvolvedores de software ou programadores em geral, onde são apresentadas ferramentas e tendências, com compartilhamento de experiências (trilhas).


“O evento foi bem bacana. Durante esse TDC tiveram algumas trilhas de RH e Innovation e também trilhas destinadas a líderes técnicos. Eu participei de 2 trilhas, a primeira foi de micro serviços e a segunda de APIs. Ambas envolveram palestras, demonstrações de ferramentas e técnicas novas”, conta.




Adriano Chiesa

Adriano comenta que participou das trilhas de micro serviços e de DevOps e SRE. “Ambas as trilhas têm muita relação com o que eu trabalho hoje, então tudo o que foi falado bate muito com o que eu vivo no dia a dia”, diz.


“Durante o evento eles trouxeram bons e maus exemplos e isso foi bem legal. Porque mostrar o que deu errado, o que as pessoas passaram de problemas também ajuda. Por exemplo na trilha de micro serviços, compartilharam o case do Mercado Livre onde tiveram problemas e trouxeram exemplos da arquitetura do sistema deles e quais estão sendo as tentativas de solução. Outros cases como AWS, sistemas de monitoramento e outras palestras também agregaram bastante”, compartilha.



Já a trilha de DevOps e SRE, que é um nicho de mercado que cresce muito, teve exemplos de empresas internacionais porque é onde o mercado é mais forte. “Os exemplos práticos foram inspiradores e estou tentando chamar a atenção do cliente CITeB, especialmente para a solução SRE, pensar um pouco fora da caixinha, porque é bastante interessante e vantajoso para a empresa”, explica.


Adriano diz ainda que na trilha de DevOps foram apresentadas ferramentas novas que ajudam no monitoramento dos sites. “No dia a dia ajudam a ter um site mais estável e com segurança. Para mim foi bem bacana e aprendi bastante coisa nesses dias de participação”, finaliza.



Você gostaria de saber mais sobre as atividades da nossa equipe CITeB? Deixe seu comentário.



6 visualizações0 comentário
bottom of page