top of page
  • citebonline

Startup/ Coopetition: Concorrência + cooperação

Quando 3 startups assumem o compromisso de parceria técnica, o que lhe vem a cabeça? Que as coisas estão mudando, certo? E para melhor. Esse é o vento que se sente soprar com a novidade entre a Cheesecake Labs (Florianópolis), Premiersoft (Blumenau) e Snowman Labs (Curitiba) através da "coopetition".


Como funciona?

O termo "coopetition" vai além do entendimento como cooperação entre competidores. Embora a ação tenha início nesse entendimento simples, a verdade é muitas empresas ainda se sentem desconfortáveis com essa forma de fazer negócios.


De acordo com a notícia que chegou pela SC Inova, a intenção da parceria brasileira é de cooperação para crescimento mútuo entre as 3 startups. Ainda que seja num setor dos mais predatórios, conhecido como "oceano vermelho" das software houses.


De onde veio?

A coopetition é uma forma bastante usada para desenvolver empresas no Vale do Silício, onde os empreendedores das startups brasileiras tomaram contato com o termo. Mas essa é uma prática que acontece há décadas e várias gigantes já fizeram uso dessa negociação de cooperação técnica. Como a GM & Ford; Google & Yahoo; DHL & UPS, entre outras.


Para Danilo Brizola, co-CEO da Snowman Labs, está claro: “Somos concorrentes, porém podemos cooperar em prol da melhora do mercado. O mercado de tecnologia é tão vasto e tão gigantesco que não há motivo para disputas. Podemos nos juntar e trocar conhecimento uns com os outros”, diz.




@sc_inova @cheesecakelabs @premiersoft @snowmanlabs



bottom of page