top of page
  • citebonline

Produção sustentável de grãos se mostra cada dia mais viável

Produtores catarinenses de grãos mostram viabilidade produtiva, econômica e sustentável. Essa foi a conclusão que cerca de 200 visitantes tiveram ao acompanhar o “Dia de Campo” promovido pela Epagri na propriedade da família Alessio, em Faxinal dos Guedes, no início de agosto.


A família usa o Sistema de Plantio Direto, estudada e defendida pela entidade como solução e tendência para a produção de alimentos nos próximos anos. A visita na fazenda mostrou porque seu custo de produção é cerca de 20% menor que os produtores vizinhos, porém com produtividade igual ou superior.


De acordo com o engenheiro-agrônomo, Marcelo Bassani, extensionista da Epagri Xanxerê, os resultados foram possíveis pela qualidade bio-físico-química do solo. “O uso de plantas de cobertura permite que o solo esteja coberto o ano todo, o que evita erosão e degradação do solo, além de garantir grande com diversidade de fauna e flora. Pesquisas na propriedade apontam locais com 6% de matéria orgânica, ou seja, uma excelente fração orgânica composta por resíduos vegetais, animais, compostos microbianos e húmus, o que promove uma fertilidade acima da média”, explica Marcelo.


Para quem quiser conhecer outras iniciativas produtivas sobre o Sistema de Plantio Direto -> https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/12/10/sistema-de-plantio-direto-de-hortalicas-prova-seu-valor-na-estiagem/


@epagri

bottom of page