top of page
  • citebonline

Parcerias/ Acordo promove Inovação e Empreendedorismo na Região Sul

Busca por recursos e aproximação entre empresas, universidades, governos e sociedade civil através de programas de pesquisa aplicada. Essas foram as diretrizes que resultou em acordo entre o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Faps) dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.


O memorando de entendimento entre as instituições surgiu como uma provocação entre os pares em março deste ano, mas já começa dar os primeiros passos. Uma das metas buscar novos investimentos públicos e privados para programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo regional.


Como vai funcionar?

Conforme notícia no portal da FAPESC, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, explica: “Neste primeiro momento a ideia não é necessariamente ter recurso do BRDE, mas começar a buscar a possibilidade de que o BRDE também olhe para o movimento que estamos fazendo nas Faps de aproximação das empresas e do setor acadêmico. E que possa pensar em programas ou participar de uma segunda etapa com subsídios ou com outros editais específicos. Num primeiro momento as Fapes devem fazer uma chamada pública com a possibilidade de participação de empresas, de universidades e de pesquisadores dos quatro estados, cada Fap financiando seu estado”, afirmou.


Gustavo Salvador Pereira, secretário-executivo do Codesul, reforça que o conselho tem por atribuição estudar os problemas e apontar soluções para os desafios das regiões envolvidas, pensando nos interesses legítimos das regiões, do país e do continente. E que, por meio da Comissão de CTI, busca fortalecer a pesquisa, ensino e inovação nos estados-membros.


Para quem está começando

O CITeB é uma fundação com mais de 18 anos de experiência na incubação de empresas. Se você tem um projeto ou empresa que deseja participar desse ambiente de inovação e pleitear recursos, procure nossa equipe e apresente sua ideia. Nosso atendimento é de 2a até 6a feira, das 8h até as 18h pelo Tel/Whatsapp: (48) 3285-3414 ou contato@citebonline.com.br .


Com: @fapesc @brdeoficial @codesul_oficial





bottom of page