top of page
  • citebonline

Oportunidade. Crescimento das áreas de construção civil, logística, vestuário e energia


A Confederação Nacional das Indústrias (CNI), através do Observatório Nacional da Indústria (ONI), indica que até até 2025 cerca de 540 mil novas vagas de trabalho devem surgir no país nas áreas de construção civil, logística, vestuário e energia.


Se a procura por mão de obra aumenta é porque o mercado está aquecido para oportunidades diretas e indiretas. Especialmente para a formação de curta duração, conforme aponta o estudo. Onde 95% das oportunidades devem ser para técnicos e qualificação direcionada. Mas não só.


Estudar nunca é demais

Conforme o mesmo estudo, mais de 1.5 milhões de profissionais precisarão se atualizar já que as áreas de logística e vestuário, em especial, passaram por intensos processos de automatização nos últimos anos.


Construção Civil

O setor de maior empregabilidade do estudo ONI indica que todos os profissionais da construção civil serão impactados pelo uso de tecnologias nos próximos anos. Ainda que nem estejam cientes disso. Como o aumento do uso de estruturas pré-fabricadas, processos construtivos mecanizados e/ ou automatizados, construção enxuta (lean construction), tecnologia de realidade aumentada, sistemas de automação residencial e drones para monitoramento das obras.


“A internet das coisas, por exemplo, é capaz de reunir informações detalhadas do que acontece no canteiro de obras em tempo real para automatizar processos como pedidos de novos materiais e ferramentas”, aponta.


Logística

“Internet das coisas (IoT), blockchain, big data, chatbots, robôs colaborativos, drones e óculos para escaneamento e controle de mercadorias são algumas das tecnologias 4.0 que estarão presentes nos armazéns e meios de transporte, estabelecendo as bases para uma logística 4.0. Os conceitos de logística verde, logística elástica e logística compartilhada também passam a ser cada vez mais colocados em prática“, sinaliza o estudo da ONI.


Vestuário

Ainda que haja em todo o mundo uma tendência para reduzir o consumo fast fashion, o setor de vestimenta prevê expansão. Oportunidades para os profissionais que já entenderam que precisam digitalizar os processos. “Hoje, uma máquina utilizada por uma grande empresa de confecção costura, corta e modela peças em uma única etapa, com menor desperdício possível”, indica a pesquisa.


Sustentabilidade energética

O Brasil tem todas as condições para se destacar como líder global de energia limpa. Entre os investimentos necessários está a formação de líderes e de mão de obra especializada. E embora seja o setor da pesquisa com menor índice de crescimento, é o que melhor deve remunerar os colaboradores.





bottom of page