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Inovação. Holografia nas aulas de anatomia e neuroanatomia



Alunos de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), contam agora com recursos de realidade mista para estudarem os 11 sistemas do corpo humano. A metodologia pioneira no país através de holografia, contou com programa desenvolvido pela startup Hololab e para ser criado o Centro de Realidade Mista, a universidade investiu cerca de R$ 1 milhão em equipamentos.


A necessidade de incorporar novas tecnologias ao universo acadêmico é o que garantirá a qualidade da formação dos futuros profissionais. A turma de medicina promete ser só o começo.


Professor da UNESC e CEO da Hololab, Alexandre Vasques, explica que há oportunidades muito maiores de experimentações e interações. “Se desejarem, por exemplo, uma perspectiva somente do sistema muscular, a ferramenta traz. Além disso, propicia uma lente de aumento para tornar o entendimento visual ainda melhor”, detalha o professor.

Centro Cirúrgico Simulado

As aulas são ministradas com óculos de realidade aumentada, para que alunos e professores manipulem os objetos de estudo através de holografia, em ambiente que simula um centro cirúrgico. O programa permite 3 tipos de cirurgias em pacientes simulados. De acordo com os desenvolvedores, “É uma experimentação maior e mais interativa do que em cadáveres, porque na realidade mista os pacientes expressam sentimentos e dores”.


Projeto Pedagógico

Esse ineditismo faz parte de uma estratégia da Universidade em investir na aprendizagem baseada na experiência. Para além dos objetos anatômicos que nós temos disponíveis para os nossos estudantes, eles podem ultrapassar todos os limites da aprendizagem por dentro do corpo humano. É um salto qualitativo e a partir deste início, nosso sonho é expandir a atuação nos cursos de ciências da saúde e posteriormente para outras áreas do conhecimento”, explica a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ambientes de aprendizagem

A ideia do programa do Centro de Realidade Mista é um investimento ousado e que deve crescer nos próximos anos no país. Investimentos em tecnologia e inovação dentro dos ambientes de aprendizagem preparam com mais rigor e criatividade os futuros profissionais.

Além de que, é uma característica de produtos e serviços vindos das startups, a solução de necessidades ser de fácil replicabilidade para que outras Universidades, Institutos e Hospitais possam usar o mesmo sistema. Para o gestor de Projeto da Hololab, Cristiano Damiani Tomasi, “A tecnologia tem um grande potencial para ampliar capacidades das pessoas, reduzir custos e aperfeiçoar os treinamentos”, diz.





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