top of page
  • citebonline

Indústria/ Atlas da Competitividade da Indústria Catarinense

Resumo: Santa Catarina tem a 2a maior indústria do país. E quem faz essa afirmação é a FIESC durante o Fórum Reinventa-SC, quando o Observatório Fiesc lançou o Atlas da Competitividade da Indústria Catarinense.


"A pandemia abriu os olhos do mundo e mostrou que a dependência é prejudicial e perigosa para a soberania dos países. Em Santa Catarina temos infraestrutura portuária e uma cultura de internacionalização. Então podemos fomentar a nossa indústria local e também produzir insumos para outros países” declarou Mario Cezar de Aguiar presidente da FIESC.


Antigo Travessia, agora é Reinventa-SC

No encontro, o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, explicou que em maio de 2020, no início da pandemia, a entidade lançou o Programa Travessia, iniciativa que trouxe propostas para auxiliar as empresas a atravessar o momento de crise. “O Travessia concluiu a sua etapa de planejamento e desenvolvimento e, agora, passa a se chamar Reinventa-SC".


Aberta a todas as iniciativas com potencial produtivo, o objetivo é montar uma comunidade com mais de mil empresas para promover um salto na indústria catarinense.


O Atlas da Competitividade da Indústria Catarinense

Com o intuito de ser uma ferramenta comparativa entre as diferentes cadeias produtivas do Estado, aborda elementos economicos, sociais e culturais. Está disponível gratuitamente através do link: https://fiesc.com.br/atlas-competitividade


A publicação aborda 15 setores industriais e as seis mesorregiões do estado na comparação com 126 países e as 27 unidades da federação do Brasil. Aponta ainda setores e cadeias produtivas em que a indústria do estado tem competitividade global, como é o caso de Alimentos, os Equipamentos Elétricos, Têxtil e Confecções, além de Móveis e Metalurgia.


Com: @fiesc




bottom of page