top of page
  • citebonline

Gestão/ O que o CEO que pede demissão quer dizer?

Recentemente o CEO de uma grande empresa de investimentos pediu demissão. Segundo ele, "vou sentar na praia e não fazer nada". Essa reportagem recente é das mais lidas no Linked In e da Revista Exame. Para nós brasileiros, isso significa muito.


O Brasil é hoje o país mais ansioso do mundo e o 5o mais depressivo. As perspectivas de trabalho, renda e acesso aos serviços básicos (alimentação, saúde e educação) estão cada vez mais duvidosos. Principalmente nos anos recentes por conta da COVID-19. Assim, quando uma matéria como essa é tão procurada, ela vai de encontro às inquietações das pessoas consideradas economicamente ativas.


Sucesso hoje

Ou seja, embora se tenha a imagem de que uma pessoa bem sucedida é aquela que trabalha horrores, tem muitas pessoas que dependem dela na hierarquia corporativa e pouco tempo para a vida pessoal, algo está mudando. A partir do momento em que um alto executivo deixa essa realidade para viver na praia, é a qualidade de vida que passa a ser prioridade. Não só aqui, mas no mundo todo.


Quem é

O executivo no caso é Andrew Formica, 51 anos, que atua (até outubro de 2022) como CEO da Jupiter Fund Management, empresa de investimentos de US$ 68 bilhões no Reino Unido. A partir da aposentadoria o jovem executivo irá voltar para a Austrália, seu país natal, para ficar próximo a família.


Tendência

Ainda é cedo, mas é provável, que essa mudança de comportamento seja tendência. A partir do momento em que as pessoas constituam certo patrimônimo e fontes de rendas confiáveis, elas deixem o esteriótipo dos bem sucedidos. Para tal, perceba, não é preciso chegar ao patamar de CEO's ou diretores de setor, mas sim constituir uma estrutura financeira segura.


Sucesso amanhã

Desse modo, vemos cada vez mais pessoas deixando postos de trabalho estressantes por outros mais leves. Principalmente da Geração Y (millenials - nascidos após 1980) em diante. De forma que a retenção de talentos precisa ser revista, principalmente o que é hoje - e o que será no futuro - uma pessoa bem sucedida.




bottom of page