top of page
  • citebonline

Empreendedorismo. Você está buscando informações no lugar certo?



Nem só de internet deve ser a vida do empreendedor quando o assunto é buscar informações sobre o próprio negócio. Mesmo porque a maior parte do que realmente interessa está mais dentro do que fora do próprio empreendimento. Como ouvir os colaboradores, os clientes, fornecedores e comunidade.


Perguntar não custa nada.

Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa de satisfação na sua empresa? Nesse momento, a qualidade é melhor do que a quantidade de informações. Se o tempo é escasso, escolha de forma estratégica as empresas e pessoas parceiras que interessa saber a opinião. Uma conversa informal normalmente é mais eficiente que um formulário.


Você conhece sua equipe?

Reflexo disso está na pesquisa Endevor, que aponta os 5 principais desafios do empreendedor brasileiro. O primeiro item: Gestão de pessoas. E a dor? Formar lideranças. Por mais cursos e formações que existam para desenvolver um bom líder, a melhor escola é o exemplo.


Se o gestor da empresa é um bom líder, ele primeiro irá ouvir as pessoas. A partir dessa escuta ativa é possível ampliar as percepções quanto às ações e investimentos da empresa, bem como as atuações das equipes. A tendência é que as pessoas com ímpetos de liderança se destaquem no processo, facilitando a engrenagem da própria empresa.


Diversifique suas fontes

Assim como as redes sociais são tendenciosas em usar algoritmos para conduzir a interação das pessoas em seus universos, fora da tela temos o mesmo hábito de repetição. Verdade que confiança se conquista e por isso mesmo existe um sentimento de conforto em procurar sempre as mesmas fontes de informação. Seja na internet ou fora dela.


O interessante é dar oportunidade e ampliar o próprio repertório. Procure conversar com pessoas da equipe que tem pouco contato, até mesmo para promover a interação saudável. Ou ligar para um antigo cliente, sem o interesse em fechar negócios, para saber como ele tem percebido o mercado.


Relacionamento é fonte estratégica de informação. Pense nisso.


bottom of page