top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Dicas de liderança em tempos de incerteza

Está cada dia mais difícil desenvolver e reter talentos dentro das coorporações. Ainda mais nesses tempos de profundas mudanças e incertezas. Por isso, o Fórum Econômico Mundial convidou 65 jovens líderes para discutirem o tema por duas semanas num encontro presencial. Algumas das reflexões:


1. Abrace a humildade e espírito aprendiz

Às vezes você pode ter a sensação de já ter visto de tudo. Mas há lugares, pessoas, discussões que te dizem: "Espera, há muito mais o que descobrir e aprender. Você está bem longe de ser o melhor que pode ser".


2. Confronte os dados e permita o diálogo

Como um líder temos responsabilidades e, invariavelmente, precisamos tomar decisões sob pressão e esse ambiente favorece escolhas equivocadas. Para evitar, ou minimizar, que isso ocorra, procure:

- Estar ao lado de pessoas competentes que possam dizer que você está errado;

- Questionar os dados apresentados o quanto precisar antes de tomar decisões;

- Prefira processos inclusivos para que tenha mais e diferentes pontos de vista sobre o assunto.


3. Brinque com as possibilidades

Quando os dias estiverem um verdadeiro show de horror, traga leveza. Uma ideia é adotar a prática de probabilidades nas tomadas de decisões, verificando o pior e o melhor cenário possível diante dos desafios. Como num jogo.



Houveram outras conclusões durante o encontro, mas essas foram as principais. Deixe nos comentários se essas ideias fizeram sentido para você ou seu negócio.


Mais no site do CITeB: www.citeb.com.br





bottom of page