top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Caminhos da Produtividade - 5



Ninguém quer passar por isso, mas o que leva uma empresa a encerrar suas atividades? Nos últimos anos a COVID-19 teve impacto negativo em mais 40% dos empreendimentos, seguido de falta de dinheiro (21,5%) e baixas vendas (20%), conforme pesquisa Sebrae “Sobrevivência das Empresas 2020”. Por enquanto não há relatório oficial pós-pandemia, porém é sabido que empreendedores que buscam se capacitar, estudar e aprimorar a gestão têm mais chances de manter e prosperar seus negócios.


Nesse artigo, a especialista Erika Munhoz, da Escola Pequenas Empresas, aborda temas como Persistência, Descanso e Ladrões de Produtividade. O conteúdo é inspirado, com exclusividade, no “Guia Organização Do Dia e Produtividade” da EPE.


Persistência

De persistente todo empreendedor deve ter, no mínimo, um pouco. Na verdade, um muito. “Procure constantemente as melhores maneiras de fazer as coisas. Não apenas fazer o melhor que você pode, mas também o melhor que pode ser feito. Nunca pare de tentar melhorar. Seja eterno aprendiz”, aconselha a especialista Erika Munhoz.


Isso porque é a persistência que exercita e revigora as crenças empreendedoras de um sonhador. A dica da Erika é: “não desanime, não desista e não tenha medo do fracasso. Errar faz parte e é a melhor forma de aprender. Por isso continue sempre, comece e não pare. Lembre-se dessa frase: você é capaz!”.


Descanse!

Não espere o corpo ou a mente pedirem um tempo para descansar. Tal como o atleta de alta performance que se prepara, treina, dá o melhor de si nas competições, ele compreende que os tempos de pausa são essenciais. Tanto para a produtividade, quanto para a criatividade.


As dicas da Erika para você equilibrar trabalho e descanso são:

  • No início do ano, defina um período maior de descanso. Você precisa de férias!

  • Durante a semana, tenha dias com blocos de tempo livre;

  • Entre uma e outra atividade que exigem concentração, faça pausas;

  • A técnica Pomodoro pode ajudar, faça adaptações que melhor combine com você.


Atenção aos Ladrões de Produtividade

Falta de clareza, procrastinação, falta de cuidados com a saúde, são apenas alguns dos mais conhecidos ladrões de produtividade. Para a especialista, “o maior desafio a ser superado é vencer a própria necessidade de fazer outras coisas, em vez da coisa mais importante”. Por isso pede a nossa atenção para:

  • Aprenda a dizer não. “O jeito de proteger aquilo que você disse sim, e se manter produtivo, é dizer não para tudo o que pode tirá-lo do caminho”;

  • Organize o caos. “Quando estiver fazendo algo importante é inevitável que todo o resto fique na bagunça, pois o mundo lá fora acontece e não espera. Aprenda a lidar com isso”;

  • Cuide da sua saúde. “O mau gerenciamento da energia pessoal é um ladrão silencioso da produtividade. As grandes realizações requerem energia”;

  • Esteja próximo de quem você admira. “Fique perto de pessoas de mentalidade de sucesso, pois isso cria o que os pesquisadores chamam de espiral positiva de sucesso”.


Para Erika é importante começar o dia de acordo com o seu propósito, alinhando pensamentos e ações de forma que o que você fala seja uma prática cotidiana e leve.

Sugestões práticas no dia-a-dia incluem ter um local adequado de trabalho; exercitar a disciplina para acessar celular, consultar e-mails e redes sociais; delegar funções e contar com rede de apoio.


Uma boa mensagem é: “Liberar o caminho para o sucesso é uma forma consistente de chegar lá”, nos ensina a especialista.


Sobre Erika Munhoz:

Mestre em Administração de Empresas pela PUC de Minas Gerais e idealizadora da Escola Pequenas Empresas, Erika é criadora do método “Do Papel à Excelência”. O qual ajuda autônomos, MEIs e Empresas com até 9 colaboradores a atingirem seus objetivos. É mãe, esposa, empreendedora e professora mineira.


Contatos: @escolapequenasempresas e Site: escolapequenasempresas.com.br



bottom of page