top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Caminhos da Produtividade - 4


Imagem de LookStudio


Compreender o impacto que o empreendedorismo tem no Brasil explica porque o país é considerado um dos mais empreendedores no mundo. Em 2022, 7 de cada 10 empregos no Brasil foram provenientes dos pequenos negócios, de acordo com pesquisa SEBRAE. Em porcentagem, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% das vagas de emprego, enquanto as médias e grandes responderam por 21%.


No artigo anterior do especial Caminhos da Produtividade - 3, a especialista Erika Munhoz, da Escola Pequenas Empresas, falou do mundo das possibilidades e porque é importante o empreendedor ter grandes sonhos. Outros temas como senso de prioridade, foco e gerenciamento do tempo também estão no artigo.


Hábitos e Disciplina

Como construir um hábito positivo na condução do seu negócio? A partir da combinação entre desejo, conhecimento e habilidades.


  • Desejo é o “querer fazer”;

  • Conhecimento pode ser traduzido em “o que fazer?” e “por que fazer?;

  • Habilidades é o “como fazer”.


Mas até que a atividade que combina os três itens se torne um hábito, é preciso disciplina. Como acordar mais cedo para praticar exercício físico ou verificar os compromissos e tarefas do dia na agenda antes de ligar o computador.


Quando um novo comportamento se transforma em hábito, demanda menos disciplina para ser mantido. O que era difícil se torna hábito, e o hábito torna fácil o que era difícil”, explica Erika.


Porém, o que fazer quando o hábito é pejorativo? Como deixar de consultar o desempenho da empresa minutos antes de dormir ou simplesmente lembrar de beber água? A especialista coloca que é sim possível mudar hábitos, se entendermos como e porque funcionam.


Mas para modificar um hábito você precisa decidir mudá-lo e acreditar que essa mudança é factível. Aqui entra o poder de um grupo, de um mentor, e da fé, pois exigirá muita determinação”, diz.


Esforço e persistência

Histórias de sucesso de diversos empresários apontam o esforço e a persistência como combustíveis para chegar ao topo. Como esportistas de alto desempenho que treinam constantemente e aprendem com os erros como se tornarem mais eficazes.


Esforço é importante, já que sem ele você nunca vai alcançar o maior sucesso que puder.” adianta Erika. “Tudo começa primeiro com os seus próprios esforços, mas como somos interdependentes será necessário você contar com os esforços dos outros para conseguir um resultado muito melhor”, comenta.


A dica da especialista é contar com um mentor, grupo de apoio ou colega de trabalho que possa ajudar no processo. “Quando você envolve outra ou outras pessoas e se compromete com elas, as chances de você desistir ou parar minimizam”.


Renovar a força de vontade

Diversos são os fatores que levam os empreendedores a perderem a energia uma vez ou outra. “A força de vontade é o hábito angular mais importante de todos para o sucesso individual, pois ela é o que nos mantém focado e disciplinado”, pontua Erika.


A especialista compara a força de vontade com um músculo que pode ser exercitado, mas que também reconhece momentos de pausa como parte do treinamento para alta performance. “Sim, a cada dia temos um estoque limitado de força de vontade, pois quanto mais usamos nossa mente, menos atenção temos”. Assim, a dica que segue é preciosa:


“Para aproveitar o máximo da sua força de vontade, faça a coisa mais importante primeiro, isso significa concentrá-la como a primeira atividade do dia, mais cedo possível”, ensina a especialista.


O próximo artigo será o último desse especial. Comente suas experiências, deixe suas dúvidas. Aproveite esse momento para aumentar seu networking e conversar com a especialista em empreendedorismo Erika Munhoz, da Escola Pequenas Empresas.


Fonte: Guia Organização do Dia e Produtividade, por Erika Munhoz da @EscolaPequenasEmpresas



bottom of page