top of page
  • citebonline

Dia Internacional da Mulher: Qual a presença feminina nos ambientes de poder?

O post de hoje é um chamado à reflexão. Celebrar o Dia Internacional da Mulher é observar os dados apresentados pelas pesquisas e buscar a equidade. Falar de inovação, empreendedorismo e tecnologia é propor conscientização e mudanças dentro e fora dos nossos locais de trabalho.




A pesquisadora Daniela Leandro Rezende, no estudo “Mulheres no Poder e Na Tomada de Decisões”, esclarece que embora as mulheres possam votar e se eleger, não é garantido a sua participação nos espaços de poder. No Brasil e no mundo.


Isso se dá por conta de:

  • divisão sexual do trabalho;

  • existência de estereótipos;

  • atitudes e práticas discriminatórias;

  • constrangimento nos ambientes de trabalho;

  • falta de acesso ao desenvolvimento de capacidades e liderança.


O desejo de uma presença equitativa das mulheres nos ambientes de poder, bem como nas tomadas de decisão, ocorre por entender que assim a sociedade seria melhor representada.


Contribuindo para a redefinição das prioridades políticas e para a inclusão nos programas governamentais de novos tópicos, que refletem suas preocupações específicas, seus valores e experiências, e instigam novas perspectivas na corrente principal da temática política”, transcreve a pesquisadora acerca da Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em 1995, em Beijing.



O estudo “Mulher no Poder e Na Tomada de Decisões”, elaborado por Daniela Leandro Rezende, promovido pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, traz material riquíssimo para quem desejar se aprofundar no assunto. Disponível gratuitamente em PDF.










bottom of page