top of page
  • citebonline

TI/ XR (Extended Reality) é oportunidade para os pequenos

O metaverso está aí e dele não fugiremos. Mas há espaço para pequenos empreendimentos nesse universo? A resposta é positiva de acordo com a Marks & Clerk, líder mundial de registros de pantentes intelectuais, graças aos registros de aplicativos e aplicações em realidade aumentada, ou extended reality - XR. A notícia está na revista "Digital Innovation" de agosto.


Números do setor

Entre os anos de 2016 e 2020 o crescimento médio era de 19% entre os pedidos de registros de pantente em XR. Uma curiosidade: Normalmente a solução ou aplicação está ativa e em operação há 18 meses antes da publicação dos registros da patente, uma forma de comprovar a sua eficácia.


Porém, a pesquisa da Marks & Clerk não desconsidera os impactos da pandemia já que em 2021 os pedidos de registros cresceram apenas 16%. São citados pontos como a redução dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e a demanda por soluções colaborativas durante o trabalho remoto.


Oportunidades para Inovadores

A vantagem dos pequenos emprendimentos em frente às gigantes tech é a agilidade dentro do ecossistema de inovação aberta. Porque há facilidade em apresentar soluções e responder com precisão às melhorias sugeridas para cada produto ou aplicação.


Os itens mais regitrados são sistemas ópticos e seus aparatos, como: headsets, eye tracking, análise de imagens e reconhecimento de objetos. Os resgistros tem pontado que a interação entre usuários e objetos dentro da realidade aumentada é uma oportunidade, pois a posição do usuário está como observador na maioria das patentes.





bottom of page