• citebonline

Telecom/ SpaceX lança satélites brasileiros de sensoriamento remoto

Em 25 de maio foram lançados os satélites Carcará I e Carcará II da Força Aérea Brasileira (FAB) no Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral / USA. Esse é o primeiro lançamento do Projeto Lessonia I, através do foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk.


"O Projeto Lessonia consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazónia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais", diz a matéria no site Poder Aéreo.


O sistema de altíssima ressolução de imagem pode ser consultado a qualquer dia e hora, independente da condição meteologógica. Os satélites de sensoriamento remoto radar (SRR) fornecerão informações para:


- o combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal;

- atualização de produtos cartográficos e navegbilidade dos rios;

- visualização de queimadas e monitoramento de desastres naturais;

- vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE);

- apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras;

- Entre outros.


"O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), ele disponibiliza produtos duais (civil e militar) a serem utilizados de forma integrada em beneficio de toda a sociedade brasileira", informa o portal.


Serviço

Evento: Lançamento dos satélites do Projeto Lessonia – 1

Data e Horário: quarta-feira (25/05), às 15h25

Link da transmissão: https://www.youtube.com/spacex


Fonte: https://www.aereo.jor.br/2022/05/24/fab-lanca-os-primeiros-satelites-do-projeto-lessonia-i/


#inovação #startup #inovacaoaberta #defesa #forcasarmadas #incubadoradenegocios #investimento #tecnologia #telecom #satélite #pesquisaedesenvolvimento #santacatarina


0 visualização0 comentário