top of page
  • citebonline

Sustentabilidade/ Financiamento para projetos de Adaptação baseada em Ecossistemas (EbA)




O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho e por isso, nesse mês, tem início a campanha “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”. Para apoiar a iniciativa, o Fundo Global EbA (https://globalebafund.org/ ) faz seu primeiro chamamento global - até dia 30 de agosto - cujos projetos podem receber suporte financeiro entre 50mil à 250mil dólares.


A intenção da Década da Restauração de Ecossistemas é considerada ambiciosa por especialistas já que se espera um movimento mundial de restauração verde, com foco no impacto às mudanças climáticas.


Recursos Financeiros

Desta forma, os projetos elegíveis pelo fomento sãs ações de “Adaptação baseada em Ecossistemas” (EbA, sigla em inglês que dá nome ao novo fundo global). Os recursos liderados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) procuram por inovação.


"Com o objetivo escalar soluções baseadas na natureza, o fundo criará sinergias com outras iniciativas-chave, incluindo nosso Fundo de Capital Semente de Restauração, a Rede Global de Adaptação e a rede Amigos do EbA da UICN" diz afirma Tim Christophersen, Coordenador da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas do PNUMA.


A Urgência

Para se ter uma ideia, o ano de 2020 foi um dos mais quentes já registrados ainda que o mundo tenha desacelerado por conta da pandemia. Cerca de 50 milhões de pessoas foram diretamente afetadas por enchentes, secas e tempestades, de acordo com o Relatório Lacuna de Adaptação 2020, do PNUMA.


De acordo com esse mesmo relatório, cada 01 dólar investido na restauração de ecossistemas gera retorno entre 7 até 30 dólares em benefícios totais. Mas ainda há muita resistência quanto aos hábitos de produção e consumo para que vivamos as mudanças que queremos ver no mundo. Os principais entraves são questões políticas e financeiras.


Como o Citeb pode ajudar

Santa Catarina é um dos estados brasileiros que mais investe em tecnologia e inovação sustentável. Se você tem uma empresa, projeto ou uma ideia ecoeficiente converse hoje mesmo com o Citeb para que possamos diminuir a pegada ecológica.


O Citeb é uma incubadora e dispõe de infraestrutura, incluindo laboratório de análises, e serviços de apoio às startups, micro e pequenos empreendedores que podem ser o diferencial que você procura para ir mais longe.


Foto: Global EbA Found


bottom of page