top of page
  • citebonline

Startups/ Como se preparar para o novo paradigma de investimentos?

Pensando em como atrair capital para viabilizar sua startup ou projeto? Saiba que para além dos players/ investidores tradicionais, hoje há possibilidades de pessoas físicas ou jurídicas fazerem seus aportes (ou apostas) financeiros. Normalmente são pessoas que estão dispostas a arriscar seu rico dinheirinho com intenção de maior de lucratividade perante as alternativas financeiras convencionais.


Contudo, é bom ter sempre em mente que investimento é a oferta de capital em troca de ganho financeiro. Então, você empreendedor tem responsabilidades perante o aporte a ser recebido através de investidoras, editais ou crowdfunding (financiamentos coletivos).


O que mudou é a celeridade das coisas e, seu consequente, grau de rentabilidade e risco. No entanto, o que não mudou, é a necessidade de um planejamento forte e ousado com base em dados e validação da sua startup no mundo real.


Onde está o dinheiro?

Ainda que se negue, há uma concorrência não explicita entre as oportunidades. O que significa que o investidor e o dinheiro são os mesmos: entre investir no seu negócio, ou no do colega, ou em ações na bolsa por exemplo.

Contudo, nesse pós-pandemia a tendência de qualquer investidor é conhecer primeiro qual é o ponto de equilíbrio de cada negócio em relação à progressão de crescimento. Outros itens importantes nas busca de indicadores de valoração da startup incluem dados que vão dos fornecedores ao comportamento do consumidor, na busca de alguma segurança quanto ao investimento.


Esses dados exigíveis, em números pelos investidores, não são apenas tendências. São diretrizes dos mais renomados fundos de investimento do mundo. Ou seja, até para os mais ousados, pede-se ponderação e informação antes de decidir nesse momento.


Essas são informações que o Programa Novos Negócios de pré-incubação do CITeB vem demonstrando a cada dia. A ideia pode ser maravilhosa, mas são necessários dados reais e pé no chão no momento de empreender para que toda a cadeia envolvida possa prosperar com segurança.



(Fonte: Vídeo do Canal “Comece com o pé direito” com Angelo Machado, em entrevista com Guilherme Enke da Cap.Table – entrevista completa: https://youtu.be/QtvPs5Jjd_k )




bottom of page