top of page
  • citebonline

Santa Catarina aposta na Logística Reversa



Através do IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, somos o primeiro estado brasileiro a fazer a intermediação intermunicipal em prol da Logística Reversa. O projeto se inicia com cidades da Grande Florianópolis promovendo o adequado descarte dos resíduos sólidos.


O Programa chama-se “Penso, logo destino” e deve ser expandido para todo o estado. A cada município participante, cabe a criação e gestão dos postos de coleta e triagem, bem como o espaço de armazenamento do trabalho dos catadores até a retirada pelas entidades gestoras.


Já o IMA e o Estado são responsáveis pela divulgação dessas atividades e dos postos de coleta. A intenção é promover maior envolvimento ativo da população quanto aos descartes e o tema da sustentabilidade.


Para o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, essa é uma primeira, mas fundamental etapa para a mudança de comportamento de toda a população catarinense: “A nossa parceria vai além desse termo, é uma parceria que envolve toda a preocupação com a gestão do estado. Estamos começando na grande Florianópolis, mas queremos expandir este projeto para toda Santa Catarina”.


O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduos.



bottom of page