top of page
  • citebonline

PD&I/ Indústria automotiva procura soluções brasileiras

Se você ainda não ouviu falar da GWM, ou Great Wall Motors, fique atento. É uma indústria automotiva chinesa que começa a operar em Iracemápolis/ SP no segundo semestre de 2023 e procura soluções locais para seus produtos. “A empresa irá investir na unidade R$ 10 bilhões por período indeterminado, sendo que R$ 4 bilhões do total serão aplicados no triênio que vai de 2023 a 2025 em melhorias na fábrica e nacionalização de veículos”, diz comunicado oficial.


O Brasil recebe a maior planta de operações fora do seu país de origem. E isso diz muito. Não só porque mudou toda a configuração de uma cidade e seu entorno. Mas porque os investidores desejam implantar um sistema diferente no desenvolvimento de produto, baseada em pesquisa e inovação.


Para além do desejo de superar o índice de 60% de nacionalização dos veículos produzidos no país, é importante dizer que a base da GWM é a Indústria 4.0. “A companhia é sobretudo uma empresa de software, e vamos usar esta capacidade para construir esta fábrica em Iracemápolis” esclareceu Oswaldo Ramos, diretor comercial da montadora no comunicado à imprensa.



Oportunidade PD&I

A planta de operações no Brasil será a qual abastecerá os países da América Latina. Incluindo modelos híbridos e elétricos. Os primeiros veículos serão um modelo SUV e uma picape, já que o país é o 4º maior mercado consumidor de picapes médias no mundo.


O que hoje está em alta é a procura por tecnologias de abastecimento e soluções de mobilidade limpas. Ou seja, que agregam funcionalidade baixo custo e o menor impacto ambiental. A prática da inovação transversal.


Você tem alguma ideia nesse sentido? Fique atento às oportunidades e desenvolva seus projetos junto à incubadora do CITeB.


@automotive_business





bottom of page