top of page
  • citebonline

Oportunidade/ Brasil é o 1o país da América Latina em número de startups

Os dados que apontam o Brasil como primeiro no rancking da América Latina em número de startups, são do relatório Global Startup Ecosystem Index 2022 lançado em junho. O histórico também é positivo segundo a Associação Brasileira de Startups, onde houve um aumento de 4.100 para 12.700 startups criadas em apenas 4 anos, entre 2015 e 2019.


Contudo, texto da Innovation Latam alerta para um dado interessante: o Vale da Morte. "Com a mesma facilidade com que surgem as startups, elas também desaparecem. Isso acontece porque as startups são criadas sob condições de extrema incerteza, por isso, estão sujeitas ao período chamado Vale da Morte, que compreende a fase entre a abertura da empresa para o mercado e quando o fluxo de caixa passa a ser positivo".


Vista Geral

De 10 startups abertas, 9 fecham nos 2 primeiros anos de atuação conforme pesquisa da PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC Brasil). Que corresponde a uma média de 90% de mortalidade.


Para tentar mudar esse cenário, foi aprovado no Senado a Lei Complementar Nº 182/21, que institui o Marco Legal das startups. A intenção é desburocratizar e estimular o setor, entre os pontos estão:

- aumento da segurança jurídica tanto para empreendedores como investidores;

- facilitar a contratação dessas empresas pela administração pública;

- entre outros.


Dados recentes

O Marco Legal das Startps entrou em vigor em setembro de 2021 e o mercado respondeu positivamente. Houve um aumento de 200% no volume de aportes, conforme o Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups, da Sling.


Chegamos na metade de 2022 e o movimento se demonstra positivo para startups. Tanto pelo número de aceleradoras, como de programas de investimentos públicos e privados que estão surgindo em todo país. Fiquemos de olho nessas oportunidades.


Convite

Se você tem um projeto ou startup que precise de apoio ou instruções, entre em contato conosco do CITeB. Será um prazer conversar e encontrar soluções inovadoras juntos.



@innovationlatam



bottom of page