top of page
  • citebonline

O empreendedor Brasileiro e a Agenda 2030

Pode parecer chato e redundante falar sobre o perfil do empreendedor brasileiro. Mas será mesmo? Afinal, o empreendedorismo é tido como a solução ideal para a erradicação da pobreza e as desigualdades no mundo. E quem diz isso é a ONU – Organização das Nações Unidas.


O que nos interessa na pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, realizada no Brasil pelo SEBRAE e IBQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), é que o brasileiro é um empreendedor por natureza. E a cada ano mais pessoas em idade produtiva procuram sua própria maneira de prosperar.


Porém, nem todos o fazem com preparo adequado e boa parte dessas iniciativas não resistem aos 5 primeiros anos de empreitada. Aqui é que o CITeB se torna um parceiro importante, especialmente para as iniciativas de Biguaçu e de toda a Santa Catarina.


Agenda 2030


De acordo com essa pesquisa, através do empreendedorismo se chega a “inovação necessária não apenas para explorar novas oportunidades, impulsionar a produtividade e criar empregos, mas também para ajudar a abordar alguns dos desafios mais difíceis da sociedade, como a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (*) para 2030”.


A Agenda 2030 da ONU é um programa mundial onde governos, entidades acadêmicas e instituições privadas se comprometeram com o Desenvolvimento Sustentável. A sustentabilidade que se baseia no tripé da inovação social, autonomia econômica e proteção ao meio ambiente.


(* )” Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. A Agenda reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável”.


Se você quiser saber mais, acesse: http://www.agenda2030.com.br/



Empreendedorismo no Brasil


Antes da pandemia, cerca de 40% dos adultos brasileiros realizavam alguma atividade empreendedora. Sejam formais ou informais. Hoje se estima que o número seja muito maior.


Dessa forma, estamos diante de uma oportunidade única! De reconstruir uma realidade como a desejamos. Com inovação, criatividade e sustentabilidade. Podendo fazer com que nossos empreendimentos sejam agentes das mudanças que queremos ver no mundo.


Aliás, fazer a diferença no mundo é o que motiva mais de 50% de novos e nascentes empreendimentos brasileiros. Mas a maioria dos empreendedores, mais de 80%, sinalizou o desejo de ganhar a vida porque os empregos estão escassos.


Ou seja, agora é hora de agir. Sair do mundo das ideias e ir para a ação quanto aos seus próprios sonhos empreendedores. Conte com a infraestrutura do CITeB e toda a sua equipe nessa missão.


Contatos:

Tel/Whatsapp: (48) 3285-3414

Intagram: @fundacao.citeb


bottom of page