top of page
  • citebonline

Inovação/ Relatório Mundial da Propriedade Intelectual 2022

O principal ativo das empresas hoje é a informação. No entanto, o que se faz com essa imensidão de dados? Procura-se a gestão estratégica e aplicação dos conhecimentos, como a criação de patentes e soluções, entendidos assim como investimento.


Nesse sentido o Relatório Mundial de Propriedade Intelectual, publicado a cada dois anos, funciona como uma bússula. Não à toa o relatório de 2022 traz como tema central a importância da orientação da inovação.


De acordo com a OMPI/WIPO (2022) “Organizações em todo o mundo estão operando em um ambiente marcado pelo risco contínuo de interrupção à medida que as paisagens competitivas mudam e as oportunidades aparecem em lugares inesperados. Nesta era de inovação, a propriedade intelectual está no centro destes imperativos comerciais. As patentes representam uma oportunidade de vantagem competitiva, participação no mercado, licenciamento, parcerias, investidores e muito mais.”


O relatório está disponível em inglês: https://www.wipo.int/publications/en/details.jsp?id=4594


Conforme o artigo da professora e pesquisadora Ronise Suzuki, para Via.Conhecimento, "Em síntese o Relatório Mundial de Propriedade Intelectual analisa o porquê e o quão crítico tecnologias se desenvolvem ao longo do tempo, e destaca como os formuladores de políticas, empresários, e pesquisadores desempenham um papel crucial na condução mudança tecnológica, globalmente e localmente, por décadas".




bottom of page