top of page
  • citebonline

Inovação/ Desenvolvimento ético e social das tecnologias

Em março o MIT - Massachusetts Institute of Tecnology divulgou materiais didáticos onde aborda temas como ética e responsabilidade social no desenvolvimento de programação. Através do seu programa OpenCourseWare (OCW), gratuitos, esse material inclui lições, tarefas de casa, demonstrações e outros recursos.


Com essa notícia, e o Brasil instalando a tecnologia 5G, as oportunidades no universo da internet das coisas (IoT) provocam um diálogo. Afinal, existe um esforço local em formar um volume de profissionais da programação. Mas qual a base dessa formação?


De acordo com o artigo do MIT, “conforme os alunos codificam, experimentam, constroem sistemas, também se tornam aptos a fazerem perguntas que resolvam problemas de responsabilidade ética e social tão importantes como as tecnologias que estão estudando e desenvolvendo” (livre tradução).


A provocação para nós do sul global está se temos levado as necessidades locais para dentro das salas de aula de desenvolvimento de sistemas e programação. A linguagem da tecnologia dialoga diretamente com a sociedade onde ela está inserida, mas será que os alunos brasileiros têm a mesma oportunidade de conscientização e aplicação local?



Inspirado em artigo do MIT - Fonte: https://news.mit.edu/2022/new-resource-teaching-responsible-technology-development-0302


Foto: Gretchen Ertl/ MIT Schwarzman College of Computing




bottom of page