top of page
  • citebonline

Inovação/ Deixe a tecnologia transformar a economia

Você, eu e eles vimos nesses meses de pandemia uma janela de oportunidades. Ao ler o artigo de Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG, para o site do Fórum Econômico Mundial, notamos que a expectativa de mudança atingiu todas as esferas sociais e econômicas. Contudo, agora é a hora de agir.


Ainda que o poder do hábito se sobreponha à inovação vindoura, é preciso que enxerguemos na tecnologia as possibilidades de crescimento sustentável. Os pilares da economia hoje são os setores de energia, construção, transporte, indústria e alimentos – não necessariamente nessa ordem – que dialogam entre si e podem sim fazer uso de meios limpos e socialmente integrativos.


Fornecedores

Ainda de acordo com o artigo, nota-se a importância de conhecer melhor nossos parceiros e fornecedores. De acordo com pesquisa McKinsey, apenas 2% das empresas tem conhecimento da sua cadeira de abastecimento para além do segundo nível. Ou seja, desconhecem suas vulnerabilidades, relevância estratégica e conduta profissional.


Sabe-se que 90% dos problemas ambientais na criação de um produto não estão na sua produção, mas em todo o circuito que o envolve. Ou seja, sua cadeia de suprimentos. É aí que a tecnologia pode, e deve, cumprir um papel de suma importância nos próximos meses e anos.


Especialmente no que se refere à reorganização interna e clareza. Tanto dos valores da empresa como de seus fornecedores. As bases parecem estar nas operações logísticas, ferramentas digitais, escolha de matéria prima e operação visando diminuir as emissões de carbono e outras ODS’s 2030. A mudança virá com o tempo, mas é chegada a hora de agir.




bottom of page