top of page
  • citebonline

Inovação/ Qual a maturidade tecnológica dos projetos do MCTI?



A constante busca pela eficiência perpassa todos os setores, principalmente pelos canais de fomento em pesquisa e desenvolvimento, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Assim, o MCTI adotou uma calculadora para saber qual a maturidade tecnológica dos seus projetos através da metodologia TRL.


De acordo com o site Invest MCTI, “O Technology Readiness Level (TRL) ou Níveis de Prontidão de Tecnologia, é um método criado pela NASA para avaliar a maturidade tecnológica no ecossistema de PD&I. Para essa análise, a metodologia analisa a progressão da tecnologia em etapas de pesquisa, desenvolvimento e implementação.”


Objetivos

Essa metodologia será aplicada nos projetos e também nas unidades vinculadas, com isso espera-se encontrar diferenciais estratégicos, desde as avaliações às execuções dos projetos perpassando pela alocação de recursos.


“Outro objetivo é aumentar a capacidade institucional das unidades vinculadas na captação de recursos financeiros não orçamentários por meio da classificação dos projetos, segundo suas características e natureza de apoio mais adequado”, diz a matéria no site.


A metodologia

A metodologia TRL faz uma análise sem escala, com dados consistentes, para que qualquer pessoa possa compreender a evolução das tecnologias independentemente do seu conhecimento sobre o assunto. É uma escala que vai de 1 à 9, sendo o 1 o início das pesquisas até o 9 que representa estar pronto para comercialização.


A Portaria 6449/22 fala da implementação da avaliação de eficiência e o MCTI tem até janeiro de 2023 para apresentar uma calculadora digital de acesso livre no portal.





टिप्पणियां


bottom of page