top of page
  • citebonline

Inovação/ Mesmo sabor e mais fibras na alimentação



Que tal colocar mais fibra na sua alimentação sem mexer no cardápio? Essa é a ideia de cientistas australianos ao criarem a “Fiber X”, ingrediente que promete não alterar sabor, cor ou textura das receitas, somente elevar os percentuais nutricionais.


Para além da pizza e das sobremesas, os desenvolvedores da fibra invisível dizem que pode ser usada em alimentos de baixas calorias, tanto para quem sofre de diabetes como para as pessoas alérgicas ao glúten, já que a base é amido.


Que fibra é essa?

A Fiber X é feita a partir de amidos, como trigo, milho e mandioca. Funciona da mesma forma que a fibra natural dos alimentos: ao ser que resiste à digestão no intestino humano, permitindo que microorganismos em nosso cólon o fermentem resultando num processo digestivo melhorado.


Para produzir a fibra invisível, os cientistas modificaram a estrutura original do amido em nível molecular, antes de testá-lo com enzimas digestivas para ver como ele se sustentaria no sistema digestivo do corpo. “Uma vez que o amido resistente passa por esse processo, ele precisa ter altos níveis de resistência para ser contado como uma conversão bem-sucedida em fibra dietética ", diz a cientista de alimentos Dra. Mahsa Majzoobi, da RMIT University da Austrália.



Professor Asgar Farahnaky e Dra. Mahsa Majzoobi no laboratório da RMIT University


"Esta nova tecnologia significa que podemos aumentar a quantidade de fibra que entra nos alimentos para que possamos receber a nossa ingestão diária recomendada, mesmo consumindo menos alimentos, o que tem potencial para ajudar com o controle de peso e diabetes", diz Asgar Farahnaky professor associado à pesquisa.


Próximos Passos

A equipe agora está procurando maneiras mais verdes e livres de produtos químicos de aplicar essa conversão antes que o FiberX seja ampliado e produzido em massa.


Em parceria com o Microtec Engineering Group, os pesquisadores trabalham na obtenção do FiberX fora do laboratório, transformando-o em produto real e comercialmente viável. Embora estejam cientes de que haja muitos passos antes de aparecer nas gôndolas.





Commentaires


bottom of page