• citebonline

Inovação/ Blockchain cresce no campo

Quando a biorrefinaria UISA, a maior usina sucroalcooleira da Região Centro-Oeste do Brasil, divulgou que vai usar blockchain no processo dos seus bioprodutos um horizonte se abre. Não que ele já não estivesse sendo sondado, mas agora torna-se fato com a ação pioreira através do rastreamento de toda cadeia do "Açúcar Demerara Itamarati", pertencente ao portfolio de marcas da holding.


O que é blockchain?

A tecnologia blockchain nasceu para assegurar as transações com criptomoedas, rastreando de ponta a ponta a transação comercial através de um banco de dados compartilhável. É como se fosse um livro caixa que fica nos computadores dos clientes e todos os usuários podem consultar. Assim, não cabe a uma instituição privada ou pública o seu controle. É inovação aberta, acessível a todos os usuários.


“Eu diria que a blockchain é uma engrenagem que estabelece relações de confiança no ambiente online, e essa confiança, por ser descentralizada, viabiliza relações não só com quem eu confio, mas com qualquer um, pois eu confio na tecnologia e na rede que sustentam essa distribuição”, explica Rafael Nasser, doutor em Informática e coordenador Técnico do Departamento de Informática da PUC-Rio em matéria para InfoMoney.


Como funciona na prática?

Através de um QRCode impresso na embalagem, o consumidor terá acesso a toda a cadeia produtiva desde a colheita, através de geolocalização. Todos os dados podem ser acessados de qualquer lugar e hora e são atualizáveis em tempo real. " Além disso, será possível ter o controle da qualidade dos produtos, e verificar todas as certificações que atestam o cuidado da Companhia em todo o processo de cultivo" diz comunicado oficial da UISA.


De acordo com o site da biorrefinaria, o projeto de aplicação do blockchain em processo de produção de alimentos ainda é inédito no Brasil. Seu desenvolvimento foi realizado por uma equipe multifuncional formada por técnicos da Diretoria de Tecnologia, Automação e Inovação da uisa, e mais dois sócios tecnológicos, a Google Cloud e a IT Lean, consultoria especializada em tecnologia.


Sobre a UISA

A UISA, é uma das maiores biorefinarias do Brasil, um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, alimentos, fertilizantes orgânicos e ingredientes para nutrição humana e animal. Localizada em Mato Grosso.


Se você é de Santa Catarina e tem uma ideia semelhante ou vontade de explorar essa tecnologia, converse conosco do CITeB. Somos uma incubadora de empresas e podemos trabalhar juntos pela sustentabilidade e cadeia produtiva do agronegócio em nossa região.



Com @infomoney @itlean @googlecloud @uisabiorrefinaria


Fonte: https://www.uisa.com.br/noticias/a-biorefinaria-uisa-incorpora-de-forma-pioneira-a-tecnologia-blockchain-em-seu-processo-produtivo e https://www.infomoney.com.br/guias/blockchain/


#inovação #tecnologia #agroteh #incubadoradenegocios #investimento #startup #telecom #sustentabilidade #blockchain #agronegocio #bioenergia #cybersegurança #santacatarina


0 visualização0 comentário