top of page
  • citebonline

Informações Científicas e Técnicas - Grátis

Antes de começar um projeto, você tem certeza que ninguém nunca pensou nisso antes? É assustador a quantidade de informações - e desinformações - repetidas que vemos por aí. O festival do copia e cola que nada de original agrega. Então que tal fazermos diferente? E ainda melhor?


A provocação é justamente para que as pessoas usem e abusem dos recursos gratuitos disponíveis. Por exemplo, o portal do Livro Aberto do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia que já foi até tema de fake news. Talvez você se lembre de posts nas redes sociais avisando que se não houvesse “tantos acessos mês” esse seria desativado. No entanto ele continua ativo e ainda mais robusto, disponível para qualquer cidadão.


Para ter uma ideia, o portal do Livro Aberto vai muito além dos livros didáticos. Ele reuniu num só lugar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação, cujos temas são:


- Tecnologias da Informação e Comunicação,

- Fármacos e Complexo Industrial da Saúde,

- Petróleo e Gás,

- Complexo Industrial da Defesa,

- Aeroespacial,

- Nuclear,

- Biotecnologia,

- Nanotecnologia,

- Energia Renovável,

- Biodiversidade,

- Mudanças Climáticas,

- Oceanos e Zonas Costeiras

- Popularização da C,T&I,

- Melhoria e Ensino de Ciências,

- Inclusão Produtiva e Social,

- Tecnologias para Cidades Sustentáveis,

- Entre outros.


Para nós que trabalhamos com inovação, sendo acadêmicos ou não, a fase de pesquisa é essencial. Porque através dela otimizamos nosso tempo e recursos para sermos mais assertivos com os resultados.


A dica é aprendermos com os mais antigos e aprimoramos nossas ideias supostamente inovadoras. Ah sim! Se você tiver outras dicas de portais, bibliotecas gratuitas e outras fontes de disseminação de conhecimento, compartilhe conosco do CITEB.



bottom of page