top of page
  • citebonline

Gestão/ Teste sua criatividade em até 4 minutos



O que é criatividade? Como mensurar a criatividade? Inquietações como essa são recorrentes e uma equipe de cientistas procurou formas de respondê-las. O experimento se chama DAT Criativity (de “Divergent Association Task” ou Tarefa de Associação Divergente em tradução literal) e artigos foram escritos em diversas mídias como CNN, Science Alert e outros sobre o teste.


Você pode acessa-lo pelo link em inglês: https://www.datcreativity.com/


A primeira instrução é: O teste funciona melhor para quem não sabe nada a respeito dessa avaliação. Portanto, clique no link acima e faça sua experiência. Leva bem menos do que 4 minutos na verdade. Depois volte aqui para saber mais a respeito de como os cientistas chegaram a esses resultados.


Associação semântica

A análise se baseia na distância semântica entre as 10 palavras aleatórias que as pessoas escolhem ao longo do teste. Por exemplo, associar “cachorro” e “gato” é mais comum do que “gato” e “livro”, dizem os pesquisadores. Portanto, quanto mais disruptiva a escolha das palavras, mais a pessoa tende a ser criativa.


Origem da ideia

Os pesquisadores partiram do princípio de que pessoas criativas são capazes de gerar mais ideias aleatórias. “Se isso estiver correto, simplesmente nomear palavras não relacionadas e medir a distância semântica entre elas pode servir como uma medida objetiva de pensamento divergente”, disseram em relatório de 2021.


A pesquisa

O psicólogo e pesquisador Jay Olson, da Harvard University, responsável pelo projeto, explica que o teste DAT explora a criatividade verbal e formas divergentes de criar pensamentos. Não se aplica a quanto você é criativo no ato de cozinhar, por exemplo, que usa outras partes do cérebro para gerar e gerenciar habilidades.


Para chegar a esses dados, foram analisados mais de 9.000 voluntários de 98 países. A média de pontuação fica entre 72% e 86% de distância semântica. Porém, uma pontuação diferente não significa que a pessoa seja um gênio criativo ou de pouco repertório. É apenas um começo de análise e pode ser divertido, mas não determinante adiantam os pesquisadores.





Comments


bottom of page