• citebonline

Encontro Internacional/ Territórios criativos para o desenvolvimento sustentável

Para celebrar o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável, decretado pela ONU junto a 82 países, haverá o I Encontro Internacional. Será totalmente online e gratuito nos dias 18 e 19 de novembro. Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/encontroTCDS.


A iniciativa parte do grupo Estação Via Conhecimento da UFSC em conjunto com a UrbsNova, gestora do Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre. Com especialistas brasileiros, palestrantes internacionais e artigos científicos.


Mas o que são territórios criativos?

De acordo com o site do evento: “Os territórios criativos, por um lado, são espaços que sofreram uma transformação da sua aparência, da sua imagem, que incorporam uma estética diferenciada, o que, consequência, faz surgir um ambiente urbano dinâmico que estimula a criatividade das pessoas que circulam ali e despertam o interesse do cidadão. De outro lado, se tem um território onde se reúnem e articulam negócios da economia criativa, como artistas, galerias, arquitetos, designers, antiquários, etc, formando um verdadeiro ecossistema e valorizando a identidade urbana. O conteúdo dos territórios criativos pode ser tanto estético quanto econômico. Na prática, espera-se que os territórios criativos combinem esses dois conteúdos em diferentes graus e extensão. Um território nunca é um “espaço” único e isolado. Pode ser uma parte da cidade, seja um conjunto de quadras, um ou mais bairros, e, nesse caso, é um distrito criativo. Pode ser toda a cidade, desde que articulada, e seria então uma cidade criativa. E pode ser também uma região criativa, quando reúne e articula várias cidades próximas.


Fonte e foto: @estacaovia - https://via.ufsc.br/encontro-internacional-de-territorios-criativos-para-o-desenvolvimento-sustentavel/



@estacaovia

@unescobrasil


#inovação #novosprojetos #novosnegocios #sustentabilidade #economiacriativa #agroecologia #pesquisaedesenvolvimento #territorioscriativos #desenvolvimentosustentável #santacatarina

0 visualização0 comentário