top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Planejamento 2o Semestre

Chegou àquela hora de revisar o planejamento anual e adaptar as metas e atividades para os próximos meses. Mesmo que a sua agenda comece em outubro. E por que outubro? Porque é quando as multinacionais fecham seus planejamentos. Assim, se você tem interesse em verbas extrangeiras a hora é agora. Mesmo que os recursos pleiteados saiam em 2023.


Infelizmente é um mal hábito brasileiro achar que planejamento é engessamento. Dessa forma muito perdemos em questão de desenvolvimento de projetos, especialmente em negociações onde a apresentação de um plano de ação e custos são imprescindíveis.


Afinal, são passos essenciais para qualquer empreitada, tal qual nos jogos de tabuleiro. Se a sequência não está bem clara e definida, para onde se vai? Como saber quem está ganhando o jogo? É preciso estar atento, porque a simplicidade é a chave da inovação.


Assim, mesmo que você e sua equipe sentem-se agora e percebam que nem todas as metas serão alcançadas, continue. Mude a estratégia, reveja as ferramentas e confie no processo. O exercício de aprendizado é constante. E se as metas foram alcançadas, parabéns! Mas você já sabe como fazer mais e com menos recursos na próxima vez?


Então a chamada é essa: Não se perca. Saiba onde você quer chegar com seu projeto agora, em outubro e adiante. Tenha clareza nos objetivos, custos e impactos. Cada vez mais o ESG se torna um medidor de eficiência para grandes empresas avaliarem parceiros e programas para serem patrocinadores ou apoiadores.



bottom of page