top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Dia 08 de março - Dia Internacional das Mulheres

Muitas homenagens e atividades femininas acontecem ao longo do mês de março, dado ao Dia Internacional das Mulheres. Contudo, esta é uma data de luta e resistência que é preciso reconhecê-la como tal.


Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo hoje no Brasil? Tudo! A começar que o Brasil é o 7o país no ranking de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (com menos de 42 meses de existência) segundo o GEM - Global Entrepreneurship Monitor, representando 48% do total.


Contexto histórico

A atividade empreendedora é hoje a alternativa que as mulheres têm para continuar a sua militância à igualdade de direitos civis, melhores condições de vida, trabalho e renda. As mesmas bases que fizeram surgir o Dia Internacional das Mulheres pelo partido socialista nos EUA em 1909. Mas foi na Rússia, em 08 de março 1917, que o movimento ganhou força com o apoio de operários metalúrgicos e resultou na Revolução de 1917. Mas só em 1975 que a ONU reconheceu a data como a conhecemos hoje.


Visão holística

No empreendedorismo feminino a visão procura ser de 360o. Ou seja, vida pessoal e vida profissional caminham juntas, na busca por acolhimento e fortalecimento das necessidades das trabalhadoras e dos trabalhadores.


Pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (2021) destacou alguns dados que reforçam os motivos e a importância desse círculo virtuoso no meio de negócios femininos:

– 34% das empreendedoras ouvidas já sofreram algum tipo de agressão em suas relações afetivas;

– 50% das empreendedoras com filhos alegaram que o fechamento das escolas impactou a rotina de trabalho;

– 79% das empreendedoras acreditam que os cuidados com a casa e a família atrapalham mais as mulheres do que os homens que buscam empreender.


Alternativas de apoio

Existem diversos projetos, programas e editais públicos ou privados que procuram melhorar essa realidade. Por exemplo a Finep, possui projetos dedicados ao empreendedorismo feminino, como por exemplo, o projeto “Mulheres Inovadoras” - com inscrições até 23 de março de 2022. O projeto busca contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.


Como você pode apoiar empreendedoras:

  • consumindo produtos ou serviços de mulheres;

  • divulgando trabalho para sua rede de amigos,

  • incentivando suas parceiras, colegas e familiares a empreender.

  • Encorajando-as a inscrever suas ideias em editais como Programa Centelha e “Mulheres Inovadoras”!


O que você fez hoje para apoiar uma mulher empreendedora?



Com: @sebrae @programacentelha @finep




bottom of page