• citebonline

Empreendedorismo/ Artesanato para além da Inovação Social

19 de março - Dia do Artesão. Já passou da hora do setor de artesanato ser encarado como uma atividade econômica que merece nossa atenção. Basta ver os dados do IBGE, onde o artesanato é um dos 7 setores que compõem a economia criativa, sendo essa responsável por mais de 2,6 % do PIB, dados de 2019.


Agora, num momento pós pandemia, onde o Sebrae registrou crescimento recorde na abertura de novas empresas, sendo 80% delas MEI - exatamente onde o artesanato está enquadrado, já podemos presumir que os dados do IBGE precisam ser atualizados.


Números do setor

É preciso reconhecer que há dificuldade em quantificar os dados desse mercado volátil e intrinsecamente enraizado na cultura popular brasileira que é o artesanato. Tanto que o próprio Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal não tem dados atualizados.


E embora o SEBRAE, através dos registros de MEI nos dê alguma diretriz, estima que menos de 40% dos empreendimentos artesanais possuem CNPJ. Dessa forma a rastreabilidade econômica do setor fica prejudicada, dificultando inclusive medidas de políticas públicas que incentivem a produção e profissionalização.


Mudança necessária

Quando assumimos que o artesanato está intrínseco na nossa cultura, é porque muitos de nós fazemos artesanato no dia a dia e participamos da economia criativa sem perceber. Portanto, a mudança necessária é tomar conhecimento desse potencial e fazer uso das ferramentas do empreendedorismo.


Deixar no passado aquela visão simplista, de produto sem sofisticação e baixo valor agregado, entende? Num mundo cada vez mais digital e soterrado por concreto, o fazer manual é sim artigo de luxo.


Convite CITeB

Se você tem algum projeto ou empreendimento ligado à economia criativa, mande um e-mail para conteudo@citeb.com.br que estamos desenvolvendo algo inovador que pode ser muito bacana para você e sua comunidade.


Fontes: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/artesanato-sera-motor-de-desenvolvimento-do-turismo e https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato


Inspirada em artigos da @sebraesc


#diadoartesao #economiacriativa #sustentabilidade #inovação #inovaçãotransversal #incubadoradenegocios #novosnegócios #empreendedorismo #biguaçu #santacatarina


0 visualização0 comentário