• citebonline

Empreendedorismo/ 5 dicas para economizar tempo

Esqueça o ditado tempo é dinheiro. Porque tempo, junto com a sua saúde, são os bens mais valiosos e haverá momentos que dinheiro nenhum poderá comprar esses recursos. E depois de uma pandemia já aprendemos isso, certo?


Porém, o que ainda estamos aprendendo é o que fazer de relevante com nossas horas, dias, meses e anos para termos qualidade de vida e gestão produtiva. Eis algumas dicas:


1.) Anote suas tarefas

Mesmo que soe repetitivo, os clássicos nunca saem de moda. Você pode usar um aplicativo, uma agenda, um caderno, uma folha de papel. Não importa. Desde que você tenha anotado o que precisa ser feito. Essa prática ajuda a manter o foco, ser produtivo e assertivo com as metas.


2.) Saiba o que é importante x urgente

Quantas vezes passamos o dia apagando incêndios? Alguns a gente só sofre as queimaduras, mas muitos poderiam ser evitados. E justamente esses que bastariam constar na lista de tarefas. Evite procrastinar o que é importante e resolva, ou delegue, em tempo hábil de execução.


3.) Ouça primeiro, aja depois

Embora seja uma dica de gestão de pessoas, funciona também quando esse ouvir é escutar a si próprio. Repare que os líderes mais eficientes são aqueles que dão voz aos seus parceiros, que se tornam aliados na condução de projetos. O mesmo vale para a sua intuição. Teste.


4.) Tenha clareza de objetivos

Se você já reclamou que algum cliente ou gerente não sabia o que queria, saiba que o mesmo pode estar acontecendo com você. Afinal, você tem clareza dos seus objetivos? Seja como empreendedor ou gestor, a construção das metas passa por essa revisão constante dos interesses essenciais da empresa ou projeto.



5.) Poupe esforço desnecessário

Parece óbvio, mas não é. Esforço desnecessário é uma prática comum quando não há clareza das metas e objetivos; quando há retrabalho; uma mesma tarefa executada por duas ou mais pessoas; ao se evitar enfrentar um problema; entre outros casos clássicos. Quanto mais ágil e assertivo na resolução das questões, mais tempo livre.


E você tem alguma dica de aproveitamento de tempo que queira compartilhar conosco?


#inovação #incubadoradeprojetos #startup #novosprojetos #sustentabilidade #gestão #tempo #empreendedorismo #investimento #clareza #produtividade #biguaçu #santacatarina


0 visualização0 comentário