top of page
  • citebonline

Educação/ Fungo aproxima crianças das ciências




Já pensou em dar nome a um fungo? Essa é a proposta do projeto “SBPC Vai à Escola”, em parceria com o MIND.Funga - grupo coordenado pelo Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Estudantes em torno do Parque Nacional de São Joaquim terão até 23 de outubro para sugerir nome a uma nova espécie de fungo encontrada na região.


Qual é o fungo?

A espécie do fundo é a Ophiocordyceps, conhecida por parasitar insetos. Nesse caso, o fungo ainda sem nome, ataca e controla formigas (formigas-zumbis) nas florestas nebulares do Parque Nacional de São Joaquim. “Queríamos que a comunidade do entorno do parque participasse dessa etapa de se fazer ciência. Assim, desenvolvemos um material paradidático para trabalhar com as escolas de Urubici, que acabou virando um livro infantil com apoio da SBPC, CNPq, FAPESC e INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos”, explicam os pesquisadores, no formulário de votação.


19a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A votação se encerra no último dia da Semana da Ciência da Serra Catarinense, junto com a 19a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O nome do novo fungo será divulgado no dia 24 de outubro, 2a feira, junto com os dados da votação e os nomes dos alunos que batizaram a nova espécie.


Para baixar o livro e outras informações: https://mindfunga.ufsc.br/nossos-projetos/sbpc-vai-a-escola/


Com: @ufsc @fapesc @sbpcnet @mind.funga @incthvff




コメント


bottom of page