top of page
  • citebonline

Defesa/ Ações conjuntas entre AEB/ MCTI e Escola Superior de Defesa (ESD)




Assinado protocolo de intenções entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculado ao MCTI e a Escola Superior de Defesa (ESD), vinculada ao Ministério de Defesa, que permite intercâmbio de acadêmico e cultural entre as autarquias. Estão previstos seminários, debates, pesquisas, publicações conjuntas, cursos e outras atividades.


Inovação Transversal

De acordo com o comunicado oficial, o presidente da Agência Espacial Brasileira, Cel. Carlos Augusto Teixeira de Moura, diz que as atividades de aeronáutica, espacial e de defesa são intercambiantes e as instituições que atuam nessas áreas buscam sempre estabelecer parcerias.


Protocolo de Intenções

O documento assinado tem validade de 5 anos e entre as atividades, estão previstas:

  • desenvolvimento de estudos em áreas estratégicas ao desenvolvimento nacional, incluídos os aspectos fundamentais relacionados à segurança e ao desenvolvimento;

  • desenvolvimento de atividades de estudos, pesquisas, ensino, extensão, difusão e intercâmbio, em temas de interesse mútuo;


  • intercâmbio de estudos e pesquisas, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação;


  • realização de reuniões técnicas, seminários e outros eventos de natureza técnica-científica em temas de comum interesse.


As autarquias

A Agência Espacial Brasileira (AEB) é órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A Escola Superior de Defesa (ESD) foi criada em 2021 e pertence ao Ministério da Defesa - Estado-Maior das Forças Armadas.




コメント


bottom of page