• citebonline

Artigo/ Transversalidade da Inovação

O primeiro passo para a transversalidade da inovação foi dado em 2015. Quando o Brasil, junto com outros 193 países, assinou o compromisso “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.


Dentro desse termo há 17 ODS - Objetivos De Desenvolvimento Sustentável. Quantos mais objetivos estiverem sendo abarcados durante a execução de um projeto ou negócio, mais transversal ele é considerado. Antes da pandemia de COVID-19 essa agenda recebia mais atenção dos países ditos desenvolvidos. Agora, tornou-se prioridade também para territórios que queiram ser considerados estratégicos. Melhor quando há políticas públicas que incentivem essas ações.


É o caso de editais promovidos pelo MCTI ou FAPESC, por exemplo. Onde a transversalidade da inovação é critério de legibilidade de escolha de programas e projetos.


17 ODS

Isso não quer dizer que antes essa visão transversal da aplicabilidade dos projetos e negócios fosse ignorada. Contudo era considerada uma consequência das atividades à medida que fossem acontecendo. Hoje é necessário que os objetivos dialoguem beneficiando o maior número de seres, incluindo a redução no impacto das mudanças climáticas, desde a sua criação.


São eles:


1.) Erradicação da pobreza

2.) Fome zero e agricultura sustentável

3.) Saúde e bem estar

4.) Educação de qualidade

5.) Igualdade de gênero

6.) Água potável e saneamento

7.) Energia limpa e acessível

8.) Trabalho decente e crescimento econômico

9.) Indústria, inovação e infraestrutura

10.) Redução das desigualdades

11.) Cidades e comunidades sustentáveis

12.) Consumo e produção responsáveis

13.) Ação contra a mudança global do clima

14.) Vida na água

15.) Vida terrestre

16.) Paz, justiça e instituições eficazes

17.) Parcerias e meios de implementação



Negócios e Projetos Transversais

Se você leu até aqui é provável que queira fazer parte dessa nova realidade que surge. A tecnologia é nossa aliada no desenvolvimento de ferramentas, produtos e possibilidade de trocas de saberes.


Porém, jamais subestime o conhecimento antigo. Saiba que as maiores descobertas e práticas atuais partem do exercício de reconhecer e resignificar àquilo que já existe, como a agricultura sintrópica ou territórios criativos.



CITeB e a Transversalidade da Inovação

É importante abordar esse conceito logo agora, em janeiro de 2022, quando a Fundação CITeB abraça o conceito de Transversalidade da Inovação. Esse é uma das linhas mestras que iremos adotar daqui por diante dentro da entidade e estimular junto aos projetos incubados ou em fase de pré-incubação.



(Foto e Fontes: https://convexnet.com.br/a-transversalidade-da-ciencia-tecnologia-e-inovacoes-para-o-planeta/ e Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável -> https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf )


@fapesc @mcti


#inovação #transversalidade #ods #incubação #transversalidadedainovacao #novosprojetos #novosnegócios #sustentabilidade #empreendedorismo #pesquisa #projetoped #biguaçu #santacatarina

2 visualizações0 comentário